Gineco da Infância e da Adolescência
É uma área da ginecologia que avalia e cuida das alterações que podem surgir desde os primeiros anos de vida das mulheres. Essa subespecialidade, também conhecida como ginecologia infanto puberal, faz seguimento em parceria com o pediatra, abordando questões ginecológicas específicas para cada período, desde a infância até o início da adolescência.
Normalmente, para as crianças de até 8 anos, as consultas têm o foco no crescimento de estatura e higiene. As principais alterações que levam os pais a procurarem avaliação são:
- Sinéquias de pequenos lábios (fusão de pequenos lábios, parcial ou total, com prevalência entre 3 meses a 6 anos).
- Vulvovaginites (caracterizada pelos sintomas de coceira, vermelhidão, dor e corrimento).
- Puberdade precoce (surgimento de pêlos pubianos e desenvolvimento de mamas antes de 8 anos).
Já entre 8 a 13 anos, os principais motivos das consultas podem estar relacionados a ciclos menstruais, crescimento dos pêlos pubianos e desenvolvimento das mamas, além de informações e orientações para o primeiro contato com a sexualidade.
Agora, além dos 13 anos, as maiores causas de procura para atendimento ginecológico são sobre orientações de métodos anticoncepcionais, dúvidas sobre relacionamentos sexuais e sobre ciclos menstruais.
Por isso, é essencial a visita ao médico ginecologista infanto-puberal, para que tanto a criança quanto a adolescente possam seguir conhecendo melhor seu próprio corpo, permitindo tornarem-se mulheres com mais conhecimento sobre sua saúde sexual, genital e bem estar como um todo.
Ficou interessada em proporcionar saúde feminina desde o início da vida? Gostaria de saber mais? Vamos conversar!