PTGI
Patologias do trato genital Inferior (PTGI) constituem-se de doenças no colo uterino, vagina e vulva, normalmente onde ocorrem os primeiros sinais de infecções, assim como as causadas pelas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Os sintomas decorrentes são: corrimento vaginal, coceira, feridas e lesões, sangramento pós-relações, spotting (sangramento de escape ou um leve sangramento que ocorre fora do fluxo menstrual), dor na relação e dores pélvicas.
O principal agente e o mais comum de PTGI é o papilomavírus humano (HPV) e suas diversas manifestações. É transmitido por relação sexual desprotegida, uma IST. Na sua forma benigna, o vírus do HPV pode manifestar-se através de condilomas (verrugas) genitais.
Na sua forma maligna, pode provocar alterações das células do colo uterino, vagina e vulva, lesões pré-cancerígenas conhecidas como neoplasias intraepiteliais e, se não diagnosticadas precocemente e não tratadas de forma adequada, evoluem para câncer nessas regiões.
O exame de rastreio de câncer de colo uterino é citopatológico (preventivo, papanicolau), esfregaço citológico utilizado de rotina. Exames complementares podem ser solicitados na alteração do citopatológico:
- Colposcopia (avalia o colo uterino);
- Vaginoscopia (avalia as paredes vaginais);
- Vulvoscopia (avalia a vulva na presença de lesões suspeitas de malignidade), podendo ser realizado biópsia para ter o resultado histológico, isto é, confirma alterações benignas ou malignas.
Esses exames são feitos através do colposcópio, aparelho com lentes de aumento que, através da colocação de dois líquidos, ácido acético entre 2- 5% e solução de Lugol a 2%, é capaz de identificar lesões no trato genital inferior.
Você está com o seu citopatológico em dia? Tem alguma dúvida? Vamos conversar!